Resenha: O Vendedor de Sonhos - O Chamado

Título: O Chamado
Série: O Vendedor de Sonhos
Autor: Augusto Cury
Editora: Academia


Reflexão, anonimato, vergonha, buscas e receios. Talvez, essas sejam as palavras chaves para definir “O Vendedor de Sonhos”, do autor brasileiro Augusto Cury. Não é difícil de admitir, o autor é engenhoso, ele insiste em um mistério e junto com ele, aposta  a ideia de ajudar o outro. Querendo ou não, é um livro que carrega pessimismo e uma pitada de autoajuda (in)voluntária.

Ajudar o próximo e acreditar que a vida é mais importante do que os problemas, é o foco desse livro. A vida é pra ser amada e desfrutada com sabedoria, não importa quem você seja e não importa com quem vocês estejam. Basta ser feliz e compreender que a vida tem as tais pedras no caminho, mas você sempre pode passar por cima delas.

Um cara estranho, sujo e com aspecto de mendigo toma conta das páginas desse livro. Sua nobreza não está nos seus trajes, está em seus pensamentos carinhosos e resistentes às criticas.  Maluquice ou não, com pequenos sermões chatos, o livro acaba sendo irresistível.

As primeiras páginas são cansativas, não percebemos a importância da delicadeza de tentar ajudar o próximo ou mesmo de ser ajudado. Ou as críticas sociais nas entrelinhas. Nas primeiras páginas, o livro se torna “tão óbvio” que parece ser despretensioso. Mas, são aquelas entrelinhas que precisam ser percebidas. 

A história de um homem a beira do suicídio se torna o enredo determinado da salvação, e entrelaça diversas histórias. Histórias de absurdos, histórias de descontentamentos, histórias de realidades e desejos. Um enredo que encanta e desencanta, mas na medida certa te faz pensar no que você está fazendo, mesmo que seja a coisa mais correta do mundo.

O livro é sobre reflexão, do início ao fim. Vivemos no tal “hospício global”, e para isso precisamos enfrentar nós mesmos. É sobre sonhos, loucuras e sabedoria. Além de ser uma espécie de manual do resgate, pretende cativar a sociedade. Senhores, é um livro de realidade e não de autoajuda, como parecia no inicio. 

Comentários

  1. Eu estou lendo no momento Senhora de José de Alencar e adivinha qual seria o próximo livro que eu iria ler?
    kkkkk Acertou O Vendedor de Sonhos...
    Eu não tenho certeza se vou ou não gostar do livro pela sua resenha, já que separei os pontos altos e baixos...
    Mas vou ler mesmo assim....
    Parabéns pela resenha e beijos ...

    ResponderExcluir
  2. Oie! Aqui é a Beck do blog Duas amigas, vários mundos e eu tenho um presente pra você =)
    http://duasamigas-variosmundos.blogspot.com.br/2013/03/meme-11-coisas.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Okay! Eu realmente curti o texto. O vendedor de sonhos não é um livro que me chamou muito atenção no começo, mas depois de ler essa resenha, fiquei muito curiosa. Gosto muito de críticas sociais, já que, como boa jornalista, tenho que estar sempre atenta em tudo o que acontece no mundo e saber analisar seus problemas. Parabéns! O texto está realmente ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, muito boa sua resenha ! O vendedor de sonhos (O chamado) é o proximo livro que vou ler e acho que vai ser do tipo chatinho mas interessante pois a cada momento nos ensina mais sobre a vida. Adorei, bjs :*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Esmaltes: Especial Once Upon a Time

Batendo Perna: The Clock Rock Bar

Resenha: O Grande Gatsby