Para Ver e Ler: Bonequinha de Luxo

Esta semana foi a leilão os originais do romance de Truman Capote, Bonequinha de Luxo, livro lançado em 1958 que foi para as telas do cinema em 1961, dirigido por Blake Edwards, com Audrey Hepburn no papel principal.



Mas você conhece este clássico?

A historia de ambos se passa em Nova York pós guerra. Temos Paul, escritor de primeira viagem que acaba de se mudar para um novo prédio e está a procura de emprego. Em seu prédio conhecemos Holly, uma jovem mulher muito elegante mas, não só com o apartamento, tem a vida muito bagunçada.

Ao decorrer do livro vamos conhecendo mais Holly, suas incertezas e loucuras.
O livro ele é bem simples, poucas paginas e com, não só o final, mas detalhes bem diferentes do filme. Temos as características da personagem principal, Holly, mudadas... no filme temos uma garota mais sonhadora e romântica, ate mesmo abobalhada, já no livro ela se mostra uma mulher de vanguarda para a época, com seu cabelo curto e colorido, solteira aos 20 anos e dormindo com quem tiver vontade (ou um bom dinheiro).

Temos um pouco de contestação em sua loucura, já que ela não se assume como realmente é, mas sim cria uma persona superficial que tem como base as garotas de revista e filmes hollywoodianos. Este ideal, mesmo modificado hoje em dia, mostra como nós mulheres nos submetemos a nos anular como pessoas para criar a perfeição superficial que a sociedade nos obriga a ter, e, como Holly, preferimos muitas vezes criar uma personalidade nova para nos resguardarmos do mundo.

Nenhum dos dois, filme e livro, são novos, mas os dois são verdadeiros clássicos. Muitos conhecem o filme, ou pela atriz principal ou pelo termo Bonequinha de Luxo.  O nome original da obra é Breakfast at Tiffany’s, ou seja , Café da manhã na Tifanny's, caso você não saiba a Tifanny's é a mais famosa joalheria, culpa do filme em questão e da musica da Marilyn Monroe (Diamonds are the girl's best friends).  Com esta história você realmente sente vontade de tomar café da manhã na joalheria que é usada como ponto de fuga pela personagem principal quando esta quer voltar para si mesma.

Se você não viu o filme ou não leu o livro, coloque seus óculos escuros, passe um batom vermelho e corra para a locadora e livraria para conhecer a Bonequinha de Luxo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Grande Gatsby

Resenha: Eu Sou o Mensageiro

Esmaltes: Especial Once Upon a Time