Resenha: Em Chamas

Título: Em Chamas
Série: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Avaliação:
Contracapa:
Além das fronteiras da criação de um mundo poderoso, da crítica aguçada à sociedade, e de um elenco de personagens tão diversos e verdadeiros, surgem ação, romance, e uma grande mensagem de esperança. Esta é uma história que irá absorver completamente os leitores que nela se aventurem. Mas pode ser uma experiência muito mais rica para os leitores da trilogia Jogos Vorazes já apaixonados por Katniss, Peeta, Haymitch e os outros residentes desta distopia. A trama de suspense deixará os leitores ávidos pelo terceiro volume.


Em Chamas tem início poucas semanas depois de Katniss e Peeta terem voltado ao Distrito 12, no final de Jogos Vorazes. Katniss pensa que sua vida mudou da água para o vinho, que apesar de ainda viver no Distrito 12, não tem aparentemente mais nenhum problema, pois ela e sua família agora vivem na Aldeia dos Vitoriosos, o único setor considerado rico no 12. Das casas da aldeia, agora três possuem habitantes, uma é de Katniss e sua família, uma de Peeta e sua família, e uma de Haymitch.

A relação entre Peeta e Katniss não vai nada bem. Depois que Peeta percebeu que para Katniss todo o relacionamento dentro da arena não passou de uma questão de sobrevivência, ele prefere se manter distante, afinal, o que mais se pode fazer quando uma pessoa deixa claro que não existem sentimentos da parte dela? Tampouco vai bem a relação entre Katniss e Gale. Ele não parece ter aceitado muito bem este relacionamento com Peeta, por mais que não tenha passado de uma farsa, e Katniss não dispõe de tanto tempo para conversar com o velho amigo. Agora Gale é um homem adulto do 12, então deve trabalhar todo o dia dentro das minas de carvão.

A história tem início então neste clima um tanto apático, fazendo um contrapeso ao final cheio de ansiedade de Jogos Vorazes. Em algumas semanas Katniss e Peeta partem com a equipe da Capital e Haymitch para o que chamam de Turnê da Vitória, e é aí que começam os primeiros acontecimentos importantes do livro. Na visita aos distritos, Peeta e Katniss conhecem as famílias e os povos daqueles que foram seus inimigos dentro da arena, daqueles que tiveram que matar para sobreviver, porém mais que isso, Peeta e Katniss se deparam com outros 11 Distritos também acostumados a sofrer abuso pela Capital, também acostumados a perder suas crianças ano após ano para os Jogos Vorazes, mas nem todos estão dispostos a continuar como escravos.

Pequenos inícios de rebeliões têm início em alguns distritos e Katniss não tem mais certeza de que conseguiu enganar as pessoas da Capital com sua história de amor juvenil. Os próximos Jogos Vorazes se aproximam, a edição especial de 75 anos, e Katniss, Peeta e Haymitch se preparam para serem treinadores, mas há uma novidade totalmente inesperada este ano, como em todos os Massacres Quaternários.

A dinâmica de Em Chamas difere em muito da dinâmica de Jogos Vorazes. Enquanto Jogos Vorazes é um livro mais ágil, onde tudo acontece bem depressa, ação após ação, em Em Chamas, as coisas demoram um certo tempo para acontecerem, porém o grau de importância dos acontecimentos é maior. Entendo Jogos Vorazes como uma parte da história com mais violência física, enquanto Em Chamas é uma parte da história com mais violência psicológica e conteúdo político. Alguns cenários são mais bem desenvolvidos intelectualmente e mesmo as cenas de violência física não nos chocam tanto quanto poderiam nos chocar, porque o que prende verdadeiramente nossa atenção é a tortura psicológica.

O que poderia ser um pouco melhor em Em Chamas é Katniss. Não há como dar muitas explicações sem cair em um buraco-negro de spoilers, mas a personalidade forte e fria que Katniss nos apresenta no primeiro livro começa a ser levemente assombrada por um espectro de insegurança e perseguição. E quem consegue conviver maravilhosamente com alguém que tem síndrome de perseguição? Como temos que conviver com Katniss por 413 páginas, Em Chamas fica com apenas 4 cafezinhos. Não fosse esse surto, ganharia 5 cafezinhos e talvez uma rosquinha de baunilha, por ser uma ótima continuação, manter viva toda a aura política e distópica da série.

E amanhã, 13/03/2013, não perca a resenha de A Esperança, o último livro da série Jogos Vorazes!

Comentários

  1. Poxa, gostei da resenha, não vejo a hora de ler. Desde que terminei Jogos Vorazes estou lendo alguns outros livros pra não ficar com tanta vontade de ler o Em Chamas, já que não o tenho.
    www.suzannarani.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro distopias e já faz um bom tempo que quero ler a trilogia Jogos Vorazes. Toda vez que vejo as promoções relâmpago do box no Submarino tento me contorcer para não clicar no carrinho rsrsrsrs Adorei a resenha e você escreve muito bem, sabia? Gostei da sua visão sobre o livro e principalmente da parte sobre a tortura psicológica e política. é muito bom ler livros que tem ligações com a política.

    Querendo muito ler Jogos Vorazes
    Beeeijos
    Lara Andrade

    ResponderExcluir
  3. Li recentemente "Jogos Vorazes" e achei a história super interessante. Dei 5 estrelas ao livro por causa do tamanho impacto que teve sobre mim. Mas não sei se gostarei de "Em Chamas" alguns amigos já me disseram justamente aquilo que você relatou na resenha, que a Katniss está um saco! rsrs Espero que essa pegada mais subjetiva e psicológica me prenda tanto quanto o primeiro. Parabéns pela Resenha.

    http://www.defrentecomoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não não li a trilogia (vergonha), mas ela esta na minha lista À SÉCULOS e com certeza quando comprar, comprarei os três para "engoli-los" de uma só vez.

    Adorei a sua resenha, e já estou indo ler de "A Esperança".

    Bjuus.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, apesar de não concordar que o livro mereça apenas 4 cafezinhos. A Katniss tem lá os seus motivos pra ser fria Manu!!! Parabéns pelo blog. Ansiosíssima para as próximas resenhas.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha e o blog é super lindo *-* Estou ansiosa para ler o livro *-*

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelos comentários, pessoal!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Esmaltes: Especial Once Upon a Time

Resenha: O Grande Gatsby

Batendo Perna: The Clock Rock Bar