Carnaval Caseiro: o que fazer para se divertir fora do samba?

Nessa semana, começam os preparativos para o carnaval brasileiro. Algo que todos nós já estamos bem acostumados. Muito samba no pé, blocos de carnavais passando nas ruas, os trios elétricos na Bahia, o frevo rolando solto em Recife e Olinda... algumas pessoas aproveitam e viajam, já que um feriado prolongado típico desses não pode ser desperdiçado dessa maneira.

Mas, se você for como eu, que vai passar todo o feriado em casa, talvez seja legal ter alguns programas caseiros ou fáceis de realizar. Não somente para o carnaval, mas para qualquer época do ano. Afinal, nem sempre temos dinheiro, ou então nem sempre estamos no melhor humor para algum ritmo de festa somente seu Silvio consegue tamanho feito.

Por que quem disse que não dá para se divertir em casa também? Ou então de forma bem barata? Toda cidade tem alguma opção boa de programa, e acredite, dá pra conseguir coisas BEM diferentes e inusitadas mesmo com o que costumamos fazer o tempo todo.

E pensando nisso, o Boreal, que adora também um programa viável para qualquer pessoa, pensou em algumas sugestões bacanas, com diquinhas do que fazer durante os festejos mais famosos do país.

Vamos começar? Peguem suas pipocas, travesseiros e consoles, a diversão vai começar.

1. Conhecer novos sites de humor

O primeiro programa é para aqueles que não conseguem muito largar o computador, e conexão é palavra de ordem, aqui vão algumas dicas de sites que farão você rolar de rir. Porque se é carnaval, temos que, antes de tudo, dar risada e nos divertir, não é mesmo?

E acredite, tem muita coisa boa por aí.

O primeiro que o Boreal indica é um famoso entre os fãs de quadrinhos. Apresento...

Um Sábado Qualquer (http://www.umsabadoqualquer.com): Carlos Ruas, designer e cartunista, resolveu um dia usar suas habilidades humorísticas para desenhar sua própria saga de quadrinhos. Aproveitando-se do poder da Internet, publicou suas primeiras tirinhas que retratam a vida de Deus e outros personagens bíblicos de forma engraçada e, por vezes, irônica. Diversas críticas ao nosso cotidiano, ao meio de diversas paródias do mundo bíblico, são feitas, e apesar de muita gente achar um tanto... herege... o site é bem divertido.




Ainda temos...

Puxa Cachorra (http://www.puxacachorra.com.br): O Puxa Cachorra foi um desses meus achados fuçando a internet por aí. É um site que faz listas humorísticas sobre assuntos inúteis, mas que todo mundo um dia já parou para pensar. Ou vai dizer que nunca refletiu sobre quais músicas são um pé no saco, mas a gente não esquece nunca? Ou quais desculpas deveremos usar para fingir que somos sérios? Minhas favoritas das publicadas até hoje são essas...


Mas nada supera esse aqui... A ARTE DE ENTENDER O QUE DIABOS É INARAÍ...


Enfim... depois, temos a dupla de comentários maldosos mas muito sagazes sobre a vida, o universo e tudo mais (e entenda "muito mais" como o mundo das celebridades)

Te dou um dado (http://entretenimento.r7.com/blogs/te-dou-um-dado) e Morri de Sunga Branca (http://www.aimorridesungabranca.com/): os dois sites têm uma proposta parecida, a meu ver, que é comentar, de forma bem engraçada, os acontecimentos não tão importantes porém muito notórios que acontece no mundo dos famosos (ou dos que tentam ser). Vira e mexe também comentam algo sobre outros acontecimentos mais importantes, mas nem por isso perdem a graça. Ou a elegância :p

Afinal, só com muito humor para entender o que foi isso...

(se bem que eu jamais saberia de uma pérola dessas sem esses sites, mas quem liga?)

E como sou jornalista de formação, não posso deixar de comentar aqueles que lutam pelo jornalismo mais decente. Ou, no mínimo, mais sensato.

Ego Estagiário (http://egoestagiario.com/): sabe aquelas pérolas que você vê nas revistas, jornais ou sites jornalísticos que dá vontade de perguntar em qual faculdade o cidadão se formou? Pois é, Ego Estagiário é craque em coletar tais pérolas e fazer uma análise merecida do ocorrido. Apesar de "analisar" apenas o site Ego, vale o serviço público bem humorado pela qualidade do jornalismo brasileiro!

Bom... vocês estão vendo que tem conteúdo pro carnaval inteiro! Mas se internet não estiver nos seus planos, que tal juntar uns amigos, economizar uma grana e fazer algo diferente?

2. Sessão "cinema em casa"

Ok... pôr uma pipoca no micro-ondas (já que ninguém mais se aventura nas panelas), reunir galera e assistir filmes em casa não tem nada de muito diferente, certo?

ERRADO.

Quer dizer, concordo que seja um programa bem comum mesmo (ou pelo menos deveria ser, em vista do preço dos cinemas hoje em dia), mas qualquer coisa pode ficar diferente se você der um toque especial na coisa. E a sugestão do Boreal Café é que, ao invés de ver aqueles filmes que com certeza você já viu ou que todo mundo já comentou tanto que você já sabe a história, é que você confira os curta-metragens da Disney-Pixar.

Isso mesmo, a Pixar. Aquela empresa cinematográfica responsável por sucessos como Toy Story e etc.

Antes de cada filme lançado, a Pixar e a Disney mostram um curta-metragem (filminho de curta duração) também produzidos por elas. Geralmente duram no máximo dez minutos, e contam histórias para se refletir. Coisas de nosso cotidiano, mas que nos fazem pensar em como andamos vivendo ultimamente. Bem feitos, divertidos e interessantes, são ótimas pedidas para um dia de cinema. E sim, podem ser vistos junto com um filminho básico, só para acrescentar diversão.

Esses curtas estão disponíveis por toda a internet, então é só baixar, gravar e assistir na sua televisão!

Aqui está a lista:
  • 1984 - The Adventures of André & Wally B.
  • 1986 - Luxo Jr.
  • 1987 - Red's Dream
  • 1988 - Tin Toy
  • 1989 - Knick Knack
  • 1997 - Geri's Game
  • 2000 - For the Birds
  • 2002 - Mike's New Car
  • 2004 - Boundin'
  • 2005 - Jack-Jack Attack
  • 2005 - One Man Band
  • 2006 - Mater and the Ghostlight
  • 2006 - Lifted
  • 2007 - Your Friend the Rat
  • 2008 - Presto
  • 2008 - BURN-E
  • 2008 - Cars Toons
  • 2009 - Parcialmente Nublado
  • 2009 - Dug's Special Mission
  • 2010 - Day and Night
  • 2011 - Toy Story Toons: Hawaiian Vacation
  • 2011 - Toy Story Toons: Small Fry
  • 2012 - La Luna
  • 2012 - Toy Story Toons: Partysaurus Rex
  • 2013 - Paperman
O meu favorito, sem sombras de dúvidas, é o Paperman (Avião de Papel, na versão brasileira), mas também recomendo o Geri's Game (Jogo de Geri) e o Party Cloud (Parcialmente Nublado).

Tem curta aí pra um dia inteiro de sessão pipoca.

Mas você não quer cinema. Quer algo mais agitado, e em casa... então que tal...

3. Maratona jogos de tabuleiros e de cartas

Esse é um programa que eu particularmente sempre faço com os amigos. Todo mundo tem em casa algum baralho ou jogo de tabuleiro que está encostado desde a mais remota infância. Ou vai dizer que você nunca olhou para aquele Banco Imobiliário e pensou quando poderia usá-lo de novo?

Mas no caso, o mais legal não é exatamente levar um jogo pra jogar, mas fazer uma MARATONA. Reunir os amigos, pegar o guaraná e os chocolates, e ver quanto tempo consegue aguentar jogando. E ir jogando o máximo de jogos que puder. Detetive, Quest, Jogo da Vida, truco, tranca, buraco, porco... ir variando e descobrindo novos jeitos de jogar, com regras próprias e com toda a gozação e alegria que só um grupo de amigos consegue.

E como o Boreal está dando sugestões de coisas diferentes em programas comuns, aqui vai uma dica de jogo: Quem sou eu?

O "Quem sou eu?" pode ser jogado entre duas pessoas ou mais, tendo apenas um pedaço de papel e algo para segurá-lo na cabeça.

O QUÊ?

Isso mesmo. O jogo consiste em: a pessoa do seu lado direito escreve o nome de alguém em um papel. Pode ser pessoa real, personagem histórico, personagem fictício e mesmo animais e outros seres (reais ou não). Ao escrever o nome, deve colar-amarrar-grudar-dar um jeito de segurar o papel na sua testa, para que você não veja. Sua missão? Descobrir qual pessoa você é, e o que seu amigo deu para você adivinhar.

Fácil, não?

Mas ok, é carnaval e você quer sair de casa. E como shoppings não são os programas mais desejados, talvez valha ressuscitar um programa típico e natureba...

4. Pic nic em parques
Quer algo mais legal do que sair, comer, dar um passeio e ainda por cima curtir um arzinho puro? Os picnics são aqueles programas que nunca caem de moda, e é ótimo para se fazer com a família ou com amigos, porque todo mundo gosta da ideia de se sentar e relaxar.
Tudo bem que se sentar no chão de terra não é agradável, mas toalhas de mesa existem para isso! E se o problema for a sujeira, também temos as máquinas de lavar!
Além de ser um programa barato e relaxante, os picnics podem ser aproveitados ainda mais se os parques oferecerem outros tipos de atrações. Como moro em SP, darei sugestões baseadas nos parques de São Paulo. Por exemplo, que tal um picnic no parque do Trianon-Masp aos domingos, quando, no vão do Masp (que fica em frente ao parque) tem uma feirinha de artesanato e outras coisitas mais, além de uma barraca de sorvete super legal que vende SORVETE DE QUEIJO?

(e ele é bom, acredite)

Segue aqui sugestões de programas a se fazer em outros parques de SP...

Parque da Juventude (Carandiru): no parque construído no que um dia foi o presídio do Carandiru, o governo disponibilizou uma imensa biblioteca, com vários exemplares de livros que podem ser lidos gratuitamente. Ou seja, além do picnic, você pode curtir uma leitura! Sem gastar em nada.
Parque do Carmo (Itaquera): esse parque conta com uma área totalmente arborizada... com cerejeiras. Sim, aquelas florzinhas rosas bonitas típicas do Japão. Durante todo o mês de julho, o parque realiza um festival, e as pessoas podem ver as cerejeiras florescendo, o que é sempre um belo programa.

Parque do Ibirapuera: esse é famoso sempre. Além de toda a área de cooper, ginástica e museus (com diversas exposições), o Ibira conta com aluguel de bicicletas, a marquise para prática de patinação e skate, restaurantes, área infantil e muito mais.

Também conheço alguns parques em outras cidades, como o Parque Radical de São Bernardo do Campo, com pistas de skate, parede de escalada e outras opções de esportes radicais totalmente de graça. Para os bauruenses (cidade onde morei durante a faculdade), há o Parque Vitória Régia, palco de diversos festivais culturais, além de feirinhas durante o domingo, com artesanato e comidinhas bem deliciosas (tinha uma barraca de brigadeiro que nossa... saudades).

Enfim... todo parque conta com uma atração a mais. Então, que tal sair, sentar no chão, comer, conversar e ainda por cima curtir um programa diferente, coisa que nem sempre dá pra fazer fora do feriadão?

O carnaval é sinônimo de festa, alegria e diversão. Mesmo para quem não gosta das festas e comemorações típicas, há muita opção do que fazer. Que tal então seguir uma das ideias e nos contar como foi? Ou sugerir outros programas legais? Acredite, se tivermos disposição e criatividade, muita coisa pode ser bacana, além do merecido descanso que só um feriadão pode trazer?

Beijos e bom carnaval!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esmaltes: Especial Once Upon a Time

Batendo Perna: The Clock Rock Bar

Resenha: O Grande Gatsby