Esmaltes: Especial Guerra dos Tronos

E hoje o post é especial para as meninas! Sobretudo para aquelas que assistem a série televisiva ou leem As Crônicas de Gelo e Fogo! E que, como eu, adoram ver uma cor nova de esmalte.
Como prometido na seana passada, quando falei sobre a série (você pode ler o post aqui), hoje eu trouxe uma seleção de esmaltes inspirados em algumas das personagens femininas de Game of Thrones. Ok, em Westeros não deve existir esmaltes, mas ainda assim a inspiração para saber qual cor usar é válida. Afinal, todas nós temos uma personagem com quem simpatiza mais, e os esmaltes caem bem exatamente no que a personagem é.
E para começar... que venha primeiro a rainha!

Cersei Lannister


Cersei é a rainha de Westeros, esposa do rei Robert Baratheon e mãe de Joffrey, Myrcella e Tommen. Como todo bom membro da família Lannister, a mais rica de Westeros, Cersei gosta de demonstrar sua riqueza e astúcia, além do gosto pelo poder. É uma mulher extremamente orgulhosa do que faz, e tem grandes influências sobre os negócios políticos e econômicos de seu marido. Os filhos são sua maior paixão, e ela fará de tudo para colocar o mais velho, Joffrey, na briga pelo trono.

Para uma personagem tão rica (em diversos sentidos) e soberana, nada melhor que um esmalte dourado. Por isso, a escolha foi Mystic Gold, de Jade, com efeito holográfico.



Apesar do efeito holográfico, o esmalte tem um bonito tom de dourado, que combina com festas noturnas como formaturas e coquetéis, além de deixar a mão em destaque e dar um brilho para algum vestido mais discreto. Para mulheres com forte personalidade e decididas, assim como a Cersei.
Mas já que, em Westeros, a Guerra dos Tronos envolve também a questão de quem é a família real por direito... talvez devêssemos falar de outra rainha...

Daenerys Targaryen


Daenerys, ou Dany (como é conhecida), é a única filha do rei Aerys II, deposto por Robert durante a Rebelião do Usurpador. Exilada nas terras distantes de Essos, ela e seu irmão Viserys, sobreviventes da rebelião, têm o desejo de recuperar o trono de sua família, e com isso ressuscitar a dinastia Targaryen. Dany, no começo da história, é uma menina doce e curiosa, que pouco sabe sobre sua própria força e vontades. Mas com o passar da história, demonstra seu lado Targaryen, com atitudes decivisas, além de espírito guerreiro e extremo desejo de se tornar alguém poderoso e respeitado. Daenerys não tem quase medos, e com isso é uma das personagens mais fortes e queridas da série.
Para uma pessoa que nasceu da família do Dragão, lida com fogo a todo instante, e ainda por cima tem espírito tão forte, nada melhor que um vermelho. E a cor escolhida foi Fashion, da Ludurana.

O vermelho geralmente é uma cor extremamente querida das mulheres, porque combina com quase todo tipo de unha e roupas. Recomendo esta cor em especial para ocasiões noturnas mais informais, como coquetéis e reuniões festivas (como aquela rodada de pizza com seu namorado/a), já que é de um tom vermelho mais forte. Se você tem paixão pela Dany, e se identifica com a natureza forte e madura dela (mesmo sendo tão nova), o vermelho do fogo dos dragões combinará bem com você.
Você também pode gostar de: Pipoca Doce, da Risque.
Depois das rainhas, temos ainda as senhoras dos lordes de Westeros. E aqui começamos a falar da família Stark, uma das protagonistas da trama. Comecemos por sua matriarca...

Catelyn (Tully) Stark


Catelyn, originária da família Tully de Correrrio, é a esposa do lorde de Winterfell, Eddard Stark. Uma senhora altamente educada, Catelyn é a verdadeira imagem das damas medievais que a maior parte de nós imagina: discreta, educada, com grande aptidão para receber e bem tratar as pessoas. Mas sua paixão pelos filhos, sobretudo o pequeno Brandon Stark, juntamente ao espírito de justiça que tanto caracteriza os Stark, faz com que Catelyn não tenha o menor medo de se aventurar pelas estradas de Westeros e até batalhar, à sua maneira, em favor do marido.
Como Catelyn é uma mulher mais madura, e representa bem o seu papel de esposa; e também é dona de cabelos ruivos típicos dos Tully, achei que um esmalte marrom mais escuro, mais sério, combinaria com sua personalidade. Por isso, escolhi o Folk, da Impala.



Assim como o vermelho, os tons marrom são ótimos para qualquer situação, mas nada combina melhor com esta cor em especial do que situações mais sérias (como viagens, reuniões de trabalho ou mesmo jantares mais formais). Mas, para não ficar totalmente apagado, a vantagem do Folk é o pequeno toque de glitter que dá um charme todo especial. Fica bem com vestidos longos ou longuetes, e pode ser usado com peças que tenham mais brilho. Uma boa escolha para mulheres que, assim como Catelyn, já estão em fase mais madura e responsáveis, e que precisam comandar situações.

Catelyn tem cinco filhos, e destes, duas são meninas. Cada uma com uma personalidade bem diferente...

Sansa Stark



Sansa é a filha mais velha dos Stark, e carrega consigo todos os traços e personalidade dos Tully, família de sua mãe. Treinada desde cedo para ser uma perfeita dama, Sansa é educada, singela e absolutamente obediente, sendo considerada a filha mais bonita e bem comportada da família. Na verdade, Sansa é tão dócil que chega a ser sonhadora, com fantasias de cavaleiros de espadas e de um bom casamento com um príncipe encantado. Este seu comportamento faz com que Sansa, ao se deparar com as situações não tão gentis de Porto Real, sofra algumas decepções, e a coloca em situação que exige dela inteligência e muita, mas muita paciência.
Como a Sansa ainda é uma adolescente, e seu lado romântico anda junto com seu crescimento pessoal, achei por bem colocar uma cor clara pra ela, e ao mesmo tempo mais sentimental. O escolhido foi Poodle, da Risqué.

(acho o nome perfeito para o esmalte, e ao mesmo tempo extremamente irônico, mas tudo bem!)


A vantagem das cores claras é que elas servem tanto para situações diurnas quanto noturnas, apesar de ficar melhor no dia a dia. Além disso, são as que mais duram na unha (experiência própria). No caso do Poodle, é uma cor lilás que cai bem com quase toda roupa, seja roupas de primavera/verão (com cores mais alegres, estampas e roupas curtas) como para roupas de inverno (com cores mais frias, sérias e roupas mais compridas). É uma ótima escolha para quem, assim como a Sansa, está crescendo e aprendendo a lidar com a vida.
E como vocês devem imaginar, Sansa tem uma irmã...

Arya Stark


Arya, ao contrário de sua irmã, tem todo o espírito Stark de ser. Valoriza a nobreza, a honra e costuma ter um espírito rebelde, que pouco liga para etiqueta ou casamento com nobres. Arya é de um espírito tão livre e desobediente que costuma, muitas vezes, ser confundida com um menino, o que a deixa bastante irritada. A irmã mais nova de Sansa tem em sua mente a vontade de lutar contra as injustiças que vê, e possui sua própria espada, presente de seu irmão bastardo Jon Snow.
Para a Arya, a escolha foi particularmente difícil. Apesar de ser uma criança, Arya não tem a inocência nem a serenidade de sua irmã, e em vários momentos passa por situações mais sérias e perigosas. Por isso, achei que, para a mulher que se identifica com a Arya, uma cor forte cairia bem, porque demonstra que, apesar do espírito guerreiro, é uma mulher ainda feminina, e forte, muito forte. Para combinar a infância da Arya com tudo que ela representa, escolhi um esmalte na cor da família Stark: Metal Glam, da Impala.


O cinza, por ser uma cor neutra, funciona muito bem com a maior parte dos vestuários e situações. Mesmo em ocasiões diurnas, ele pode servir, já que não chama tanta atenção quanto um vermelho, por exemplo. Combina bem com o vestuário do inverno, como botas, bolsas e cachecóis. Para as mulheres que, assim como a Arya, são fortes, guerreiras e trabalhadoras, o cinza representa muito bem sua personalidade.
Você também pode gostar de: Beijo no Escurinho, da Risque.
Terminada a família Stark, vamos conhecer agora uma donzela de outra família, mas que também tem papel decisivo na história. Apresentamos: a família Tyrell.

Margaery Tyrell


A família Tyrell, uma das mais nobres dos sete reinos, tem como lema "Growing strong" (Crescendo Fortes), e este lema cai bem para a donzela Margaery. Muito esperta e paciente, Margaery é a prometida em casamento para o irmão mais novo de Robert, Renly Baratheon, e chega a se casar com ele, quando eclode a Guerra dos Tronos. Margaery, com a ajuda da avó, Olenna Redwyne, consegue se beneficar de todas as situações em que é colocada, mesmo as mais inusitadas e difíceis. Extremamente inteligente, consegue entender e aplicar conceitos de política e jogar a seu próprio benefício, se tornando uma pessoa querida e respeitada, mas sem jamas perder o charme de menina.
Para a Margaery, que tão bem representa o lema de sua família, escolhi um esmalte que seja na cor predominante dos Tyrell: o verde. Então, a escolha foi o Militar, da Colorama.


A vantagem do esmalte verde é que, além de extremamente bonito, ele é único e pode destacar quem o estiver usando. A desvantagem é que em poucas ocasiões você consegue usá-lo. Eu recomendo para mulheres com forte personalidade e que não tenham medo de arriscar combinação de cores, e que assim como Margaery, sabem se aproveitar de qualquer peça ou situação. Festas informais noturnas, como barzinhos e baladas, caem muito bem. Roupas, em compensação, podem ser mais discretas, já que o esmalte por si só chama a atenção.
Por último, mas não menos importante... temos uma mulher na série que não pertence a nenhuma família real, mas nem por isso deixa de ser decisiva na história. E que, como qualquer um de nós, é comum, mas tão esperta e tão independente, que conquistou o coração do jovem Jon Snow. Apresento...

Ygritte


Ygritte surge na história como membro de um grupo selvagem de batedores. Absolutamente independente e livre das regras e costumes de Westeros, a jovem moça costuma ser mais ousada e até mesmo mais rude do que as demais personagens que vimos aqui. Porém, por ter experiências e vivido bem mais situações perigosas e diferentes, Ygritte costuma ser bastante esperta, e sabe muito bem o que quer e como quer. É "salva" por Jon, mas ensina a ele que ela pode muito bem se defender sozinha, utilizando suas habilidades físicas e grande inteligência.
Como Ygritte vive no extremo norte, terras geladas da proximidade da Muralha, pensei primeiramente em um tom branco de esmalte. Mas o tom branco não combinaria com o espírito guerreiro e astuto de Ygritte, então fui por outra linha de raciocínio. Já que Ygritte é ruiva, e já que, pra mim, a terra é o que mais representa a liberdade, pensei em um marrom para ela. Só que não escuro e brilhante como o de Catelyn. Um marrom voltado para a terra, brilhante, porém cremoso, sem brilhos de glitter. Por isso, a escolha foi Quartzo, da Realce.


Ao contrário do marrom escolhido para a senhora Stark, o marrom de Ygritte é mais claro, o que faz com que ele combine bem com roupas diurnas como shorts e blusas em cores claras e sem estampas. Além disso, representa jovialidade, força e maturidade, características que combinam com Ygritte e com as mulheres que gostam dela.
Enfim... estas foram as escolhas de esmaltes que fiz para algumas personagens de Game of Thrones (As Crônicas de Gelo e Fogo). Se houve alguma personagem que você gosta e eu não falei, só comentar aqui abaixo e terei prazer em escolher um esmalte para ela, de acordo com sua personalidade e papel na história. Espero que tenham gostado.
Semana que vem, para terminar a série especial de GoT, vou trazer um tutorial de penteados. Vou ensinar um dos penteados que Maisie Williams, intérprete da Arya, usa durante a série. Super fácil, prático, bonito e combina com qualquer situação.
Agradecimentos especiais à minha amiga, Ana Santis, que não só é a minha "fornecedora" oficial de esmaltes (sério, ela tem tudo!), como também foi minha "modelo de mão". Aninha... MUITO obrigada.
Beijos, pessoas, até semana que vem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esmaltes: Especial Once Upon a Time

Batendo Perna: The Clock Rock Bar

Resenha: O Grande Gatsby