Sobre Diálogos - Moda Brasil + Design

Na entrevista que Moda Brasil + Design fez com Eloíze Navalon, coordenadora do curso de Design de Moda da UAM, Eloize falou um pouco de sua pesquisa, entitulada "Design de Moda: Interconexão Metodológica" e sobre o que chama de designer anônimo.

Em contraponto com o designer autoral, que é aquele que cria para sua própria grife e recebe crédito por isso, o designer anônimo também é um criador, mas faz parte de uma equipe de uma empresa, e assim deve seguir parâmetros estipulados por aquela empresa nas coleções que elabora.

O fato de ser um designer que não assina seu próprio nome não está ligado a criar ou copiar produtos. Designer cria! A inovação é possível e é meta destes designers assim como dos autorais. Porém eles devem, além de criar, atender as exigências das empresas que representam, o que talvez torne suas funções até mais trabalhosas.

Eloíze usa as marcas Osklen e Zara como exemplo. Na primeira, a preocupação com o inovador é presente e constante, não só para Oskar Metzavath, responsável, mas também para seu grupo de designers que o ajudam a criar suas coleções. Já na Zara, as pessoas que trabalham com produto não são designers. Pois não há criação. Há uma grande importância com o design, mas em copiá-lo. Preocupação em trazer as criações de designers para dentro da marca, reproduzindo-as.

Para Eloíze, o Brasil tem grande campo para crescimento na área do design de moda. Uma vez que se trabalha sempre buscando novas formas de pensar e viver, pode-se combater o efêmero e obter sucesso neste universo.

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